Donnie Darko

poster do filme donnie darko
título original: Donnie Darko
gênero: Suspense, Ficção Científica
duração: 1h 53 min
ano de lançamento: 2001
estúdio: Pandora Cinema
direção: Richard Kelly
roteiro: Richard Kelly
fotografia: Steven Poster
direção de arte: Alec Hammond


Anos 80 em uma pequena cidade americana bem conservadora. Donnie Darko é um adolescente com problemas psicológicos. Certa noite Donnie vê um coelho gigante que fala com ele e o salva a vida, o tirando de seu quarto onde minutos depois cai uma turbina de avião. O coelho também o avisa que o fim do mundo está próximo e o garoto passa a viver entre a realidade e suas alucinações.

Após ver muitos entusiastas do filme falando o quanto ele é "diferentão", sem pé nem cabeça ou "blowminding" resolvi assistir.

Sim, o filme é muito legal. Mas não é como muitos falam que "você termina sem entender nada", eu pelo menos saí com muitas ideias dele.

A forma como o roteiro trabalha as alucinações do garoto, seu tratamento e as reações a esse, e ao mesmo tempo desenvolve assuntos bem diferentes como viagem no tempo, teoria do buraco da minhoca e afim é muito interessante.

Outro ponto é que, apesar de aparentemente só Donnie se medicar na história, muitos outros personagens parecem dopados por uma sociedade cheia de "etiquetas" e crendices.

O único ponto negativo diria que são os efeitos especiais, mesmo sendo do começo dos anos 2000 parecem realmente efeitos dos anos 80.

Já o elenco só tenho elogios, Jake Gyllenhaal novinho de tudo mas chegando com voadora pé no peito, Jena Malone está no mesmo ritmo de seu par, família do rapaz em geral parece mais afetada pelos problemas do rapaz do que ele próprio. Ah e Drew Barrymore e Beth Grant nos papéis de duas professoras antagônicas dão um charme a mais à história.

Acho que o pessoal joga confete demais em cima do filme, mesmo assim vale muito a pena assistir.


ps.: deixo aqui minha teoria sobre o filme [SPOILER/] A esquizofrenia do rapaz nada mais é do que um portal de viagem no tempo [\SPOILER]


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...