O Massacre da Serra Elétrica

título original: The Texas Chain Saw Massacre
gênero: Terror, Suspense
duração: 01h 23 min
ano de lançamento: 1974
estúdio: Vortex
direção: Tobe Hooper
roteiro: Kim Henkel, Tobe Hooper
fotografia: Daniel Pearl


Durante uma viagem de carro, um grupo de jovens dão carona para um rapaz muito estranho. Depois de o expulsarem do carro vão à antiga casa da avó de um deles. Enquanto passeiam pela propriedade, aos poucos, um a um começa a sumir.

Seria esse o pai dos filmes de terror com serial-killers? Não posso garantir, mas com certeza foi um dos filmes de terror independente mais rentável da história: o orçamento foi próximo a $ 300 mil e arrecadaram mais de $ 30 milhões com bilheteria. E, é aqui que, para mim, entra a justificativa para estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Se for parar pra analisar friamente o filme deveria chamar algo mais para "O Massacre dos adolescentes idiotas", porque esse pessoal desse filme consegue superar as atitudes idiotas de todos os filmes do gênero junto.

As cenas em que o Leatherface manda ver na serra elétrica também são um pouco mal feitas, o ângulo em que se filma deixa claro que ele está simulando o corte e não dando a idéia de realmente estar cortando alguém.

Inclusive acho que faltou sangue espirrando levando em conta a arma usada, mas por ser um filme de baixo orçamento acho que vale relevar.

A maquiagem do avô também é bem questionável, não dá para saber direito se está vivo ou morto - mas isso acaba sendo divertido.

Marilyn Burns foi a única no elenco que me impressionou, mas de uma forma negativa: como alguém consegue gritar tanto durante tanto tempo?

Ainda assim o roteiro consegue uma reviravolta boa e surpreende no final, deixando tudo bem angustiante.

Sim, é um filme MUITO tosco e eu praticamente não me assustei em nenhum momento, mas é uma boa diversão e exatamente pelos "erros" que citei acima que se tornou um clássico e abriu caminho para vários outros que viriam depois.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...