Distrito 9

poster filme distrito 9
título original: District 9
gênero: Ação, Ficção Científica
duração: 01h 52 min
ano de lançamento: 2009
estúdio: TriStar Pictures
direção: Neill Blomkamp
roteiro: Neill Blomkamp, Terri Tatchell
fotografia: Trent Opaloch
direção de arte: Philip Ivey


Johannesburg, África do Sul. Alienígenas aterrissam na região e acabam isolados em uma favela nos limites da cidade. Após ficar responsável pela desocupação da área, Wikus acabará tendo muito mais contato com os E.T.s do que desejava.

A produção teve custos "pequenos" se pensarmos na maior parte dos filmes do gênero, o que é impressionante pelo trabalho que fizeram. Todos os efeitos são muito bem realizados e introduzidos no "mundo real" de fora satisfatória.

As inserções em formato de documentário também ajudam a criar esse ambiente de realidade na trama, deixando mais crível a possibilidade de alienígenas serem exilados por aqui.

Mas o que me fez respeitar mesmo esse filme foi o que está nas entrelinhas do roteiro. Eles usam uma trama sobre E.T.s na Terra para, na verdade, criticar as castas sociais, a forma como algumas pessoas são exiladas dentro de suas próprias cidades. Também dá para fazer essa relação com refugiados e a forma como são recebidos em outros países.

Assim como em "Elysium", Neill Blomkamp cria muito mais do que só um filme de sci-fi, ele faz uma grande crítica social.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...