A Festa de Babete

poster filme a festa de babette
título original: Babettes gæstebud
gênero: Drama, Comédia
duração: 1h 42 min
ano de lançamento: 1987
estúdio: Panorama Film A/S
direção: Gabriel Axel
roteiro: Karen Blixen, Gabriel Axel
fotografia: Henning Kristiansen
direção de arte: Sven Wichmann


Jutlândia, o pastor de um vilarejo prega a todos, inclusive suas duas filhas, a salvação através da renúncia. As moças chegam a sacrificar paixões em função da fé. Muitos anos se passam e elas recebem em casa Babette, uma refugiada da guerra civil na França. Em homenagem ao centenário do falecido pastor as irmãs querem fazer um jantar, mas Babette se oferece - em agradecimento - a fazer um banquete francês, o que deixa a comunidade preocupada.

A princípio estava com um pé atrás, achei que ia ser um daqueles filmes papo cabeça, arrastados e com diálogos complicados. Afinal é um filme dinamarquês que consta no "1001 filmes para ver antes de morrer". Não é nada disso.

Claro, não se trata de um blockbuster, mas é um filme com uma boa fluidez.

A história parece simples sobre uma comunidade isolada e muito religiosa até o meio. A partir do momento em que Babette passa a preparar o banquete é que o filme realmente começa.

A dicotomia que a comunidade sofre é o ponto alto da trama. A forma como querem ser fiéis a sua crença, a não se deixar levar por prazeres, e ao mesmo tempo não conseguem resistir aos sabores dos pratos é bem divertido.

E mesmo não fazendo muito meu tipo de comida, é difícil não acabar de assistir com água na boca. Posso jurar que em alguns momentos até senti o cheiro dos pratos.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...