Dr. Mabuse

poster filme dr mabuse
título original: Dr. Mabuse, der Spieler
gênero: Policial, Suspense
duração: 4h 02 min
ano de lançamento: 1922
estúdio: Uco-Film GmbH
direção: Fritz Lang
roteiro: Norbert Jacques , Fritz Lang, Thea von Harbou
fotografia: Carl Hoffmann


Líder de uma quadrilha, Dr. Mabuse vive de dar golpes em jogos de cartas e de produzir dinheiro falso. Ao começar a ser investigado pelo Comissário van Wenk, ele começa ver seus planos saírem dos trilhos.

Lendo sobre a importância do filme descobri que ele foi um sucesso comercial, provavelmente pelo personagem principal, Dr. Mabuse, representar tudo que havia de errado na sociedade da época. Essa análise é muito interessante, principalmente por ver a trajetória do personagem na história sendo derrubada.

Agora, vamos combinar que é bem complicado esperar quase 2 horas para ter certeza que aquele personagem é o que nomeia o filme. E depois disso ainda lidar com mais outras 2 horas de filme. Só o "1001 filmes para ver antes de morrer" para me levar a isso.

O ponto alto diria que é a derrocada do Dr. Mabuse na fábrica de dinheiros e as máquinas criando vida. Cena surpreendente.

A trama é interessante e muito à frente de sua época, mas podia ser bem mais curta. Não é fácil lidar com um filme mudo de 4 horas.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Filme completo:

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...