Rastros de Ódio

poster filme rastros de ódio
título original: The Searchers
gênero: Drama, Faroeste
duração: 1h 59 min
ano de lançamento: 1956
estúdio: Warner Bros.
direção: John Ford
roteiro: Frank S. Nugent , Alan Le May
fotografia: Winton C. Hoch


Ethan é um soldado que volta para casa após a Guerra Civil. Após reencontrar o irmão, sua esposa e seus sobrinho, ajuda um vizinho a ir em busca de seu gado que foi roubado. Porém, enquanto ele e o filho adotado mestiço estão fora, os índios atacam e massacram a família, sequestrando as filhas. Eles juram resgatá-las e fazem de tudo para cumprir a promessa.

Acho que assisti tanto faroeste nos últimos tempos que dei uma enjoadinha, então andava evitando. Mas esse veio para esquentar a relação novamente.

Segue a fórmula mocinho-bandido como de costume, o que me incomoda um pouco nesse caso por questão de princípios - colocar índios como vilões é meio complicado - mesmo assim passei por cima pelo bem da trama.

Ainda assim, foge da idéia de "todos felizes para sempre" no final. É um filme duro, mas que te emociona.

John Wayne faz um personagem que parece ser movido pelo desejo de proteger a família, mas na verdade é movido pelo racismo. E mais uma vez, mesmo tendo traços desprezíveis, consegue ser simpático e cativar o público.

Por fim, a trilha sonora (perfeita) não poderia encaixar melhor com uma fotografia de cair o queixo. John Ford sabe como ninguém escolher escolher os cenários e valorizá-los com enquadramentos incríveis. 

Tendo tudo isso posto, merecidíssimo estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...