O Profissional

poster filme o profissional
título original: Léon
gênero: Ação, Suspense
duração: 110 min
ano de lançamento: 1994
estúdio: Gaumont
direção: Luc Besson
roteiro: Luc Besson
fotografia: Thierry Arbogast
direção de arte: Dan Weil


Nova York. Um assassino profissional, Leon, vê a família vizinha a seu apartamento ser assassinada e acaba abrigando a única sobrevivente da chacina, Mathilda. A menina de 12 anos então, em troca de ensinar Leon a ler e escrever, pede que a ensine a manejar uma arma para que possa vingar a morte de seu irmão de 4 anos.

O roteiro do filme poderia prometer muito. Temos aqui a soma de máfia italiana, polícia corrupta e um matador de aluguel que "adota" uma criança. Porém me pareceu que tudo foi passado muito superficialmente. Por exemplo, só fui identificar que a turma do Gary Oldman era de policiais quando esses apareceram no prédio oficial.

A relação entre Leon e Mathilda, beirando uma pedofilia, me deixou razoavelmente incomodada, acho que esse envolvimento "amoroso" entre eles poderia não ter sido trabalhado ou ter sido mais num sentido paternal.

O que faz valer mesmo a pena são as atuações de Natalie Portman e Gary Oldman. A primeira já mostrava aqui a grande atriz que se tornaria, a menina destrói em todas as cenas. Já Gary Oldman está em um nível de alucinação que nunca o havia visto, talvez um pouco caricato mas mesmo assim interessante.

Por fim, talvez valha a pena ver também pela clássica cena do: EEE-VERY-OOOOOOOONEE!


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...