Rio Vermelho

poster filme rio vermelho
título original: Red River
gênero: Faroeste
duração: 133 min
ano de lançamento: 1948
estúdio: Charles K. Feldman Group
direção: Howard Hawks, Arthur Rosson
roteiro: Borden Chase, Charles Schnee
fotografia: Russell Harlan


Ao ir em busca de novas oportunidades, Tom Dunson acaba parando no Texas e, ao apropriar-se de um pedaço de terra, se torna um dos maiores produtores de gado. Quando o preço despenca, ele resolve levar toda sua criação ao Missouri para vender, arriscando tudo, inclusive sua sanidade.

É interessante ver como a tensão dos sets entre John Wayne e Montgomery Clift foi muito bem incorporada ao relacionamento conturbado de seus personagens (Wayne não aceitava a sexualidade de Clift).

A fotografia é incrível. Queria muito entender como fizeram as tomadas externas do gado, principalmente e sequência do estouro da boiada.

Porém, o roteiro não me conquistou completamente. Chegou um ponto em que fui perdendo o interesse, a possibilidade de tragédia entre os dois personagens principais não me convencia e o papel de Wayne - pela primeira vez, mesmo sempre fazendo machões - não conquistou minha simpatia.

Vale ver por ser um clássico - e acredito que por isso esteja entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" - mas não virou um dos meus faroestes favoritos.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...