Doador de Memórias

poster filme doador de memórias
título original: The Giver
gênero: Drama, Ficção-Científica
duração: 97 min
ano de lançamento: 2014
estúdio: Asis Productions
direção: Phillip Noyce
roteiro: Michael Mitnick, Robert B. Weide, Lois Lowry
fotografia: Ross Emery
direção de arte: Ed Verreaux


Em uma sociedade do futuro, seus cidadãos tiveram suas memórias e sentimentos apagados com intuito de manter a paz e igualdade. Quando saem da adolescência são treinados para as funções que lhe são designadas. Jonas foi escolhido para ser o Receptor, única pessoa que recebe as memórias de toda a humanidade, mas acaba se deparando com um treinamento que o fará questionar muitas coisas.

Quando esse filme foi lançado achei que era mais um daqueles feitos para adolescentes. Não me animei de assistir. Um tempo depois descobri um gênero de filme, gnóstico, e que nele estão quase todos os filmes que gosto. E nessa lista estava esse filme, resolvi dar uma chance, que bom que fiz isso.

O filme trabalha com um sistema totalitário e ao mesmo tempo que mostra uma outra dimensão de existência a une com fatos do nosso dia a dia e do passado. Parece irrealista e ao mesmo tempo um retrato da realidade, da bolha em que muitos já vivem.

Gostei muito da fotografia, a integração de imagens externas deixou tudo mais bonito - inclusive quando chegavam nessas partes tinha arrepios.

Eu não sei dizer exatamente no que mas me lembrou um pouco "A Viagem", "Sr. Ninguém" e o livro 1984.

Pode ser um tema já muito abordado, vi muitas pessoas até criticando, mas para mim foi uma agradável surpresa.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...