O Expresso de Xangai

poster filme o expresso de xangai
título original: Shanghai Express
gênero: Drama, Romance, Aventura
duração: 82 min
ano de lançamento: 1932
estúdio: Paramount Pictures
direção: Josef von Sternberg
roteiro: Jules Furthman, Harry Hervey
fotografia: Lee Garmes, James Wong Howe


Estrangeiros atravessam a China de trem enquanto estoura a guerra civil. Shanghai Lily encontra na viagem uma antiga paixão, e usa de sua sedução para tirar o capitão das mãos de um malvado militar chinês.

Um filme para endeusar Marlene Dietrich, ela tem toda a trama em suas mãos. Inclusive, nas cenas em que não está presente o enredo perde um pouco o interesse.

Confesso que esperava um pouco mais, estava com a expectativa alta em relação a esse filme. Me pareceu que a história aconteceu aos trancos, nada acontecia e de repente tudo aconteceu.

Sei que na época o estilo de produção era bem diferente - inclusive adoro a pegada de film noir que há e como isso intensifica a dramaticidade da trama - mas senti muita falta de trilha sonora. Em várias cenas percebi que teria sido muito mais impactante se tivesse uma música ao fundo que acompanhasse a ação, suspense ou romance da cena.

Vale conhecer e tentar enxergar com os olhos da época. E quanto mais esse exercício for feito acho que mais claro ficará o porquê desse filme estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...