A Experiência

poster filme a experiência
título original: Das Experiment
gênero: Drama, Suspense
duração: 120 min
ano de lançamento: 2001
estúdio: Typhoon, Fanes Film
direção: Oliver Hirschbiegel
roteiro: Mario Giordano, Christoph Darnstädt, Don Bohlinger
fotografia: Rainer Klausmann
direção de arte: Andrea Kessler


Um grupo de cientistas seleciona 20 pessoas para participarem de um experimento científico. Eles passarão duas semanas confinados, metade fazendo o papel de policiais e a outra metade de prisioneiros. No começo a camaradagem reina, mas depois de um tempo as coisas começam a sair do controle.

Há algum tempo eu já começo a assistir filmes alemães com uma sensação boa, esse veio para consolidar a preferência.

Que roteiro, senhoras e senhores, que roteiro! Baseado em um experimento real - a quem interessar há mais informações aqui - temos um suspense de mão cheia. Lógico que as consequências finais são exageradas para trazer mais dramaticidade a trama, mas não duvido que se a experiência real tivesse durado o mesmo tempo da ficcional talvez as coisas tivessem saído do controle de forma próxima.

Você já percebe desde o começo que algo vai dar muito errado. A partir daí, você passa todo o resto do filme esperando que as coisas saem do controle. Chegou um ponto do filme que eu estava quase tendo uma crise de ansiedade de tão envolvida que estava com a história.

A trama trabalha de forma espetacular como o poder influencia o comportamento humano e como esse é um dos maiores problemas de nossa sociedade.

O elenco também é ótimo dando pontos a mais a história. Começo a acreditar que Moritz Bleibtreu é o Ricardo Darín da Alemanha.

Recomendo mil vezes. Inclusive, está esperando o que pra começar a assistir?


CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...