Clube de Compras Dallas

poster filme clube de compra dallas
título original: Dallas Buyers Club
gênero: Drama, Biografia
duração: 117 min
ano de lançamento: 2013
estúdio: Truth Entertainment
direção: Jean-Marc Vallée
roteiro: Craig Borten, Melisa Wallack
fotografia: Yves Bélanger
direção de arte: John Paino


Década de 80, Ron Woodroof, é um eletricista, cowboy, heterossexual que de repente se vê diagnosticado com AIDS em uma época em que tudo sobre a doença ainda era obscuro. Mesmo tendo apenas 30 dias de vida, segundo os médicos, Ron resolve buscar um tratamento alternativo ao oferecido pelo hospital e acaba criando uma operação de tráficos desses remédios.

Um dos filmes que eu mais gostei dessa leva do Oscar. O roteiro não é só um dramalhão sobre um personagem com uma doença terminal, na verdade esse é apenas o pano de fundo; a história trabalha com preconceito e interesses políticos e de grandes empresas.

Achei justíssimo Jared Leto e Matthew McConaughey terem ganham em suas respectivas categorias eles se entregaram de corpo (literalmente) e alma aos seus personagens.

Inclusive queria desenvolver aqui minha opinião sobre a disputa entre McConaughey e DiCaprio. Ambos para mim, caso ganhassem, seriam uma vitória justa. Mas por quê a Academia escolheu o primeiro então? Sim, eles dão preferência aqueles que passam por mudanças físicas para interpretar seus personagens e isso vai de gosto concordar ou não, eu no caso concordo. Mas o que vejo principalmente nos dois foi uma transformação de galã para "ator sério": DiCaprio começou cedo como galã e teve tempo para ir passando de um para outro as poucos, de maneira orgânica. Já McConaughey começou como galã em uma idade mais avançada e chegou a um ponto que continuava com seus filminhos água com açúcar, que logo mais não poderia continuar por não ter mais idade para ser galã, ou mudaria drasticamente sua carreira. E foi o último que aconteceu; acredito eu, isso chamou mais a atenção dos jurados do que a transformação gradual de DiCaprio. O vencedor mereceu pela mudança, o outro com certeza manterá o nível de boas atuações para ainda levar a sua estatueta.

A caracterização anos 80/Cowboy está bem colocada, a fotografia casa bem com um visual meio vintage e a trilha sonora acompanha o roteiro.

Com certeza vale muito assistir e é um dos poucos que não teve um ritmo um tanto arrastado esse ano.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...