Salvador - O Martírio De Um Povo

poster filme salvador o martírio de um povo
título original: Salvador
gênero: Drama, Guerra, Biografia
duração: 122 min
ano de lançamento: 1986
estúdio: Hemdale Film
direção: Oliver Stone
roteiro: Oliver Stone, Rick Boyle
fotografia: Robert Richardson
direção de arte: Bruno Rubeo


Um jornalista com problemas financeiros viaja para El Salvador com um amigo para ser correspondente estrangeiro. O que ele não esperava era encontrar um país em plena guerra civil onde nem mesmo crianças são poupadas.

Que roteiro bem trabalhado! A maneira como mostra a crise interna de um país e como os EUA colaboraram com a ditadura nos país da América Latina é fantástico. A podridão dentro das estruturas de poder e o descaso com a população pobre é um ataque não só a parcela dominante da sociedade quanto ao Sonho Americano.

Esse último é muito bem trabalhado pelo personagem principal, que, sinceramente, não simpatizei. um cara arrogante e que quer se dar bem a qualquer custo mas que, inserido naquele contexto, começa a enxergar a realidade de seu país e como o poder americano é cruel.

Inclusive, palmas para James Woods que faz uma atuação impecável nesse filme.

Ouvi dizer que, para a super produção que foi, os custos foram baixos. Mas me pergunto, até que ponto também não foi uma exploração americana pagando pouco a atores locais que ajudou nisso? Isso, de certa forma, não vai contra a temática do filme?

Apesar disso, merecidíssimo estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

  1. Este ótimo drama político foi lançado quase junto com "Platoon", que fez grande sucesso, talvez por isso hoje o filme esteja um pouco esquecido.

    Considero um grande filme, outro ótimo trabalho de Stone.

    Até mais

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...