Ladrões de Bicicleta

poster filme ladrões de bicicletas
título original: Ladri di biciclette
gênero: Drama
duração: 93 min
ano de lançamento: 1948
estúdio: Produzione de Sica
direção: Vittorio de Sica
roteiro: Luigi Bartolini, Cezare Zavattini, Suso D'Amico, Vittorio de Sica, Oreste Biancoli, Adolfo Franci, Gerardo Guerrieri
fotografia: Carlo Montuori
direção de arte: Antonio Traverso


Pós 2ª Guerra Mundial, na Itália, um pai de família passa por dificuldades em arrumar um emprego, até quando lhe oferecem o trabalho como colador de cartazes de rua. Após tirar sua bicicleta da penhora ele consegue a vaga. Mas, logo no primeiro dia, sua bicicleta é roubada e ele passa, junto ao seu filho, a ir em busca de recuperar o objeto que lhe garante uma vida mais digna.

A qualidade de imagem e som desse filme italiano não é o mesmo dos filmes americanos da mesma época, mas isso não o deixa em nada atrás de outras super produções. Tanto é uma obra prima que está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Um roteiro que critica as condições socio-econômicas da Itália pós-Guerra e as injustiças sociais que isso acarretou. É uma história de certa maneira simples, mas no todo com um teor emocional muito alto.

Lamberto Maggioari, extremante magro, passa através dos olhos o sofrimento de um pai que não consegue sustentar a própria família. Porém, o destaque de interpretação fica para o pequeno Enzo Staiola que os leva as lágrimas com sua grande interpretação.

A única coisa que lamento dessa obra é o quanto demorei para assisti-la.


CLASSIFICACÃO: ÓTIMO


Poster e ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...