... E o Vento Levou

poster filme e o vento levou
título original: Gone with the Wind
gênero: Romance, Guerra
duração: 238 min
ano de lançamento: 1939
estúdio: MGM, Selzinick International Pictures
direção: Victor Fleming, George Cukor, Sam Wood
roteiro: Margaret Mitchell, Sidney Roward
fotografia: Ernest Haller, Lee Garmes
direção de arte: William Cameron Menzies


Guerra Civil Americana, nesse período muitas famílias foram desestruturadas e perderam suas fortunas. No meio disso tudo um jovem aventureiro e uma moça persistente em conquistar seu amor vivem uma relação de amor e ódio.

O maior dos clássicos, em tempo de de duração e em proporções.

Assim, como em "Doutor Jivago" é uma história de amor durante uma guerra, mas a diferença aqui está em que o primeiro o romance é pano de fundo para a história da guerra, enquanto nesse trabalhamos com um romance intenso e muito bem elaborado, não deixando a guerra de lado mas a tendo como pano de fundo.

Scarlett é tão intensa e tão a frente de sua época! Ela não tem escrúpulos para alcançar o que deseja e isso é incrível e transgressor para o personagem de uma mocinha na década de 30 e para uma dama da sociedade do período da Guerra Civil.

Os diálogos entre Scarlett e Rhett, para mim, são o que há de melhor no filme. São cheios de sarcasmo e ironia, com mensagens subliminares.

Vivian Leigh manda muito bem no papel de uma moça desejada por todas, muito mimada e que não aceita ser contrariada. Clark Gable esbanja charme e cafajestismo. Hattie McDaniel esbanja carisma no papel de uma servente, submissa, masque no fundo é quem realmente manda na casa.

Um épico! Com fotografia, figurinos, direção e cenografia grandiosos e a altura de um roteiro muito bem elaborado. É óbvio que está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Depois de quase 4 horas de filme, você provavelmente ficará "revoltado" com o final, mas é aí que temos o grande desfecho! Não poderia apenas ser a história de um romance, tinha que ter um final condizente com a relação dos dois. As falas finais são perfeitas e fecham o filme como a cereja em cima do bolo dá o toque final!


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...