Cidadão Kane

poster filme cidadão kane
título original: Citizen Kane
gênero: Drama
duração: 119 min
ano de lançamento: 1941
estúdio: Mercury Productions
direção: Orson Welles
roteiro: Herman J. Mankiewicz, Orson Welles
fotografia: Gregg Toland


Inspirado na vida de William Randolph Hearst, milionário e magnata dos meios de comunicação. Conta desde sua infância pobre até sua ascensão.

Difícil falar de um filme que marcou a história do cinema. Só um ponto antes de começar: vi esse filme para o vestibular da Cásper Líbero, fiquei encantada e me recusei a assistir novamente para não correr o risco de perder aquele encanto da primeira vez.

Para aqueles que nasceram na Era do 3D ou na Era dos super efeitos visuais, esqueçam tudo o que já viram de moderno para assisti-lo. Desapeguem de tudo que é atual e façam o máximo possível para ver com o olhar de alguém da década de 40.

Como magnata das comunicações, essa figura me lembra por causa da história pessoal - em uma versão tupiniquim - Sílvio Santos. Mas não é somente uma história biográfica, há uma crítica gigantesca à imprensa, à maneira como sua ascensão rápida influenciou em sua postura social e política.

Levemos em conta agora que Orson Welles trabalhou com um orçamento bem baixo e conseguiu fazer essa produção a frente do seu tempo com técnicas inovadoras, mas que hoje podem ser consideradas comuns, como os ângulos de filmagem fora dos padrões da época, comum nos trabalhos dele como em "A Marca da Maldade". A estética expressionista é algo que sempre me pega bastante, assim como em "O Gabinete do Dr. Caligari", vejo como uma maneira de enfatizar sentimentos e temáticas.

Aviso desde já que não é uma obra fácil de assistir, não é simplesmente colocar o DVD no aparelho e deixar rolar, tem que degustar com a cabeça aberta a preparada. Obrigatório para os apaixonados por cinema e para aqueles que trabalham ou querem trabalhar na área de comunicação. Ah, e óbvio que está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...