A Última Gargalhada

poster filme a última gargalhada
título original: Der letzte Mann
gênero: Drama
duração: 77 min
ano de lançamento: 1924
estúdio: Universum Film
direção: F. W. Murnau
roteiro: Carl Mayer
fotografia: Robert Richardson
direção de arte: Dante Ferretti


O porteiro de um hotel em Berlim é idoso, mas sempre muito bem tratado por seus colegas de trabalho e amigos, além disso se sente muito honrado pelo trabalho que faz. Porém, um novo gerente crê que ele não é mais apto para o trabalho por causa de sua idade, isso abala seriamente sua auto-estima.

Vamos começar de um ponto essencial pra você assisti: vá com paciência, não é um filme fácil. Eu gosto muito do expressionismo alemão, mas assumo que esse é difícil e pesado apesar de ser uma obra de arte.

A crítica as classes sociais e ao uso dessas para se sobrepor aos outros é muito bem elaborada e abusa das metáforas para fazê-lo.

Emil Jannings dá um show, a transformação da estima do personagem é transformada de uma maneira incrível e muito bem trabalhada, principalmente por se tratar de um filme mudo.

Recomendo para aqueles que querem conhecer vertentes mais alternativas do cinema e para aqueles que se interessam pela história do cinema em geral. Além do mais, A Última Gargalhada também se encontra entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


Poster e Ficha Técnica: IMDb


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Filme inteiro:

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...