Macunaíma

poster filme macunaíma
gênero: Fantasia, Comédia
duração: 110 min
ano de lançamento: 1969
estúdio: Condor Filmes, Filmes do Serro
direção: Joaquim Pedro de Andrade
roteiro: Joaquim Pedro de Andrade, Mário de Andrade
fotografia: Guido Cosulich
direção de arte: Anisio Medeiros


Baseado no livro de Mário de Andrade, Macunaíma é um herói preguiçoso e sem caráter. Ele nasce preto e vira branco, sai atrás de aventuras e acaba conhecendo pessoas de todos os tipos.

Sou uma pessoa que leio muito, acabo um já emendo outro, minha média é de 1 livro/mês e tenho muito vergonha em dizer que esse foi o ÚNICO livro que abandonei na minha vida. =/ Um livro que tem menos de 100 páginas e que eu precisei ler pro vestibular, não consegui e apelei para o filme - Atualizando: anos depois reli, e entendi a relevância da obra).

A história é complexa e surrealista em ambos os formatos, porém no filme por ser visual fica mais fácil, mesmo assim você tem que assistir muito preparado e com a cabeça aberta para apreciar.

Uma crítica ao comportamento do brasileiro ao achar que "o jeitinho"é um super poder dessa população as avessas. O fato do personagem se transformar de preto para branco mostra bem as raízes do racismo dentro do próprio povo que tem suas origens bem misturadas. Além da potencialização da cultura, provérbios e folclore nacional.

Grande Otelo e Paulo José interpretam o anti-herói com o jeito peculiar de cada um.

Um filme para conhecer mais da cultura brasileira. Daquela produções nacionais que transcendem as fronteiras e se tornam conhecidos mundialmente, tanto que está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Ficha Técnica: IMDb


Poster: Filmow


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...