Pânico

poster filme pânico
título original: Scream
gênero: Terror
duração: 111 min
ano de lançamento: 1996
estúdio: Dimension Films
direção: Wes Craven
roteiro: Kevin Williamson
fotografia: Mark Irwin
direção de arte: David Lubin


Um serial killer começa a matar jovens inspirando-se em assassinatos de filmes de terror, o que aterroriza o colégio local e preocupa os policiais que tem muito trabalho para desvendar que é o assassino.

Um dos melhores filmes de terror da história. Primeiro, porque reviveu um gênero que andava meio apagado; segundo porque homenageia o gênero, citando vários clichês do gênero, mesmo assim os usando e funcionando, e tendo como vilão um cara que entende tudo de filmes de terror e sabe que, mesmo sendo absurdo, os assassinatos funcionam; e terceiro, porque realmente assusta.

Não é atoa que virou um clássico. É metalinguagem pura sobre o gênero terror. E aqui está a razão que eu vejo para ele estar entre os "1001 filmes para ver antes morrer".

Lembro que, quando saiu no cinema eu tinha apenas 8 anos e só era permitida a entrada acima de 18 ou até 12 com permissão dos pais. Fiquei frustrada que não podia ver, pois só se falava desse filme. Hoje ele passa em qualquer horário na TV sem restrição alguma.

Drew Berrymore fazendo uma pontinha e começando a reviver sua carreira. Courteney Cox no começo do auge do Friends. David Arquette sensacional no papel de um policial bobão e duvidoso.

Um detalhe que só percebi hoje enquanto puxava a ficha técnica: o roteirista Kevin Williamson é o mesmo que escreveu, no ano seguinte, "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado". Será que o lado especialista em filmes de terror do serial killer foi inspirado na sua própria personalidade?

Hoje pode talvez parecer bobo, para a geração que cresceu vendo "Jogos Mortais". Mas, sem dúvida alguma, já é um clássico.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...