A Dama de Ferro

poster filme a dama de ferro
título original: The Iron Lady
gênero: Drama, Biografia
duração: 105 min
ano de lançamento: 2011
estúdio: Film4, UK Film Council
direção: Phyllida Lloyd
roteiro: Abi Morgan
fotografia: Elliot Davis
direção de arte: Nick Dent, Bill Crutcher


Biografia de Margareth Thatcher, ex-Primeira Ministra britânica. O filme aborda desde sua infância até a velhice, quando começava a dar sinais de demência, passando por vários pontos importantes de sua carreira política, como a Guerra das Malvinas em 1982.

Uma história sobre a superação de uma mulher, filha de comerciante, em tempos que homens ainda dominavam grande parte dos cargos importantes dentro de qualquer instituição. Ao mesmo tempo que conta seu caráter teimoso e irredutível.

Margareth foi uma mulher de fibra, mas ao mesmo tempo uma governante que angariava ódio e amor de seus súditos. Com atitudes muitas vezes ditatoriais, criou fama ruim em sua carreira. O problema é que o roteiro me passou a impressão de tentar tirar a "culpa" dela por suas atitudes algumas vezes impensadas, dá a impressão que quiseram mostrar assim: _Olhem, coitada, atrás dessa carcaça de durona ela é apenas uma mulher que se sente culpada por não ter dado toda a tenção suficiente a sua família, principalmente ao marido que morreu e de quem ela sente muita falta.

Tirando esse ponto acima, que achei forçado e desnecessário - provavelmente a diretora é eleitora dos conservadores e quis limpar a índole de sua ídola - o filme é muito bom; serve bastante para conhecer um pedaço da história britânica e mundial contemporânea.

De resto, não tem nem o que discutir, a indicação pela magnífica atuação de Meryl Streep é muito mais do que merecida e pela maquiagem também, inclusive no começo do filme pensei : "Nossa, será que ela já está velha assim, ou já está maquiada?"

Algumas cenas me lembraram "O Discurso do Rei", não só pelas aulas dela com fono-audiólogo, mas talvez pelas responsabilidades pesadas do cargo.

Merece ser assistido pela Meryl Streep, sem sombra de dúvida uma das melhores atrizes da atualidade.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...