Satyricon

poster filme satyricon
título original: Satyricon
gênero: Drama
duração: 128 min
ano de lançamento: 1969
estúdio: Produzioni Europee Associati
direção: Federico Fellini
roteiro: Petronious, Federico Fellini, Bernadino Zapponi, Brunello Rondi
fotografia: Giuseppe Rotunno
direção de arte: Giorgio Giovannini, Luigi Scaccianoce


Baseado na obra de Petrônio, essa história mostra a busca de Encolpio por recuperar seu amante, Giltone, que foi vendido por seu amigo como escravo para o ator Vernacchio.

O estilo de filmagem é uma marca do diretor, não é só a cor do chroma key, tem alguma coisa a mais que deixa claro ser um filme de Fellini.

Acredito que para entender completamente o filme deve-se conhecer a obra de Petrônio e boa parte da história grega. Não tenho conhecimento do primeiro e pouco do segundo, então para mim a história ficou confusa. Muitos cortes abruptos e mudanças de ambiente sem explicação que me deixaram perdida. A continuidade do roteiro ficou bem complexa por causa disso.

Pode ser que a culpa seja minha, por falta de capacidade de compreender a obra do diretor no todo, mas não consigo lidar bem com Federico Fellini, menos ainda gostar. Mesmo achando a história muito surreal, com certeza gostei mais desse filme do que outros que vi dele, como "Amacord" e "A Doce Vida".

Pra quem gosta, será um prato cheio. Para quem não é tão fã, ou busca entretenimento, não recomendo. Agora, para quem está tentando completar os "1001 filmes para ver antes de morrer", obrigatório.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...