Má Educação

poster filme má educação
título original: La Mala Educacíon
gênero: Drama
duração: 106 min
ano de lançamento: 2004
estúdio: Canal + España, El Deseo S.A.,
direção: Pedro Almodóvar
roteiro: Pedro Almodóvar
fotografia: José Luis Alcaine
direção de arte: Antxón Gómez


Um cineasta, passando por um bloqueio criativo, encontra um ator a procura de emprego que se diz ser um amigo da época da escola, e primeiro amor de sua vida. Ele traz consigo um roteiro baseado na infância dos dois, época em que estudaram em um internato de padres e relata tendências pedófilas de um de seus professores. Mesmo estando muito interessado pelo roteiro, suspeita desse ressurgimento e vai em busca de informações sobre o rapaz.

Aqui Pedro Almodóvar foge de um padrão seu: o roteiro girando em torno de personagens femininas e seus conflitos. Com apenas uma personagem mulher, secundária, o roteiro não deixa de ter o toque feminino muito bem representado pelas travestis inclusas na história.

Um ponto muito interessante que sempre percebo nas histórias dele, é a possível inspiração em sua própria vida. Vejamos: cineasta com bloqueio criativo e relacionamentos homossexuais, como posso não imaginar que tenha alguma relação com sua própria vida? Que ele já não tenha passado pela situação de atores interesseiros que se mostram dispostos a fazer qualquer coisa para estar em uma produção sua?

A história pode até ser um pouco previsível, eu pelo menos, lá pela metade, já tinha previsto quase tudo que aconteceria. Mas isso não tira o mérito em nada dessa produção forte e pesada.

É muito emoção envolvida. Assuntos polêmicos jogados na cara do telespectador. A igreja e a pedofilia, homossexuais que caem no limbo pela não aceitação da sociedade, pessoas que se prestam a qualquer coisa para atingir seus objetivos.

O destaque fica para as atuações. Por exemplo, conheci Lluís Homar em "Abraços Partidos" e esse é o segundo filme que vejo com ele, mas já ganhou meu respeito. No papel de um padre que se apaixonou por um aluno e depois se envolve com um rapaz que só tem interesse por seu dinheiro, seu "enrustimento"é muito bem trabalhado.

Porém quem dá um show é Gael Garcia Bernal, de longe o melhor papel que já o vi interpretando. Golpista, ator dentro do ator ("A Origem", oi?), irmão desnaturado e travesti. Gente ele não é só um rostinho bonito, cada vez tenho mais certeza da capacidade dele como ator. Ou vocês acham que um ator superficial, que só quer ser galã e ficar famoso, se prestaria a fazer cenas beijando outro homem? Inclusive, nunca vi um travesti tão lindo nas telas, talvez nem na vida real.

Até o momento nenhum filme dele superou "Fale Com Ela" pra mim, mas esse chegou perto. Com certeza um dos mais tocantes, chocantes e impressionantes filmes desse mestre. Só uma coisa, se você é homofóbico, ou "só não gosta de ver homens se beijando", melhor não assistir.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...