segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Iluminado


título original: The Shining
gênero: Terror
duração: 108 min 
ano de lançamento: 1980
estúdio: Warner Bros. Pictures
direção: Stanley Kubrick
roteiro: Stephen King, Stanley Kubrick
fotografia: John Alcott

diração de arte: Leslie Tomkins


Um homem é contratado para trabalhar como zelador de um hotel que ficará fechado durante o inverno. Porém o constante isolamento começa a afetar sua saúde mental o tornando a cada momento mais perigoso e violento.
Minha relação com Stanley Kubrick é 8 ou 80, tem filmes que amo e outros que odeio. Mas esse sem dúvida caiu no meu gosto. Principalmente sendo um roteiro baseado na obra de um dos maiores nomes do terror literário: Stephen King.
Não se trata somente de um filme cheio de sangue e sustos, o mais incrível aqui é o terror psicológico que a trama traz, não só aos personagens mas também ao telespectador.
A fotografia é de encher os olhos e a trilha sonora de encher os ouvidos. Tudo muito bem colocado.
Acredito que essa produção é a "culpada" por Jack Nicholson ter se consagrado como o ator perfeito para personagens mentalmente desequilibrados. De longe uma das melhores interpretações de sua vida, em me empolgava a cada minuto em que ele parecia estar mais perturbado.
Ele é tão, mas tão clássico, que grande partes de suas cenas são memoráveis.
Não há indicação melhor para o Halloween do que esse filme. Assista e se delicie com um dos melhores filmes da história.

CLASSIFICAÇÃO: MARAVILHOSO

Poster e Ficha Técnica: IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário