O Franco Atirador

poster filme o franco atirador
título original: The Deer Hunter
gênero: Guerra
duração: 182 min
ano de lançamento: 1978
estúdio: EMI Films, Universal Pictures
direção: Michael Cimino
roteiro: Michael Cimino, Deric Washburn
fotografia: Vilmos Zsigmond
direção de arte: Ron Hobbs, Kim Swados
edição: Peter Zinner


Três amigos, que trabalham em uma siderúrgica de uma pequena cidade industrial dos EUA, comemoram no mesmo dia o casamento de um deles e a despedida dos três, que partirão em pouco tempo como recrutas ara a guerra do Vietnã. Lá, eles são maltratados física e psicologicamente, sendo forçados a participar de roletas russas que os fazem repensar no que estão fazendo de suas vidas.

Quer entender um pouco mais o que foi a guerra do Vietnã? Nesse filme você encontra a maneira perfeita de "viver na pele" o que os combatentes viveram em uma das guerras que tiveram mais feridos psicológicos de todos os tempos. Talvez isso já garanta seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Robert De Niro passa bem a figura de alguém perturbado psicologicamente, não tanto quanto em "Taxi-Driver" mas muito bem mesmo assim. Christopher Walken está muito diferente! Novinho e muito magro, consegue ter uma cara mais andrógina e robótica do que nos dias atuais, sua loucura no final do tempo transborda a tela. Meryl Streep não aparece tanto, quase sendo secundária, mas não menos importante. O elenco é o que mais segura o filme.

Mesmo sendo muito impactante - principalmente nas cenas de roletas russas e mesmo todo os traumas da época sendo muito bem representados, achei o roteiro prolongado demais. Muitas cenas dispensáveis, a história poderia ser passada sem perder nenhum detalhe em 1h40 de filme sem precisar das 3 horas que essa obra tem, o que o torna um pouco cansativo.

Foi marcante e impressionou muito, mas se fosse eu a diretora, resumiria um pouco, se prolongou sem acrescentar muita coisa. Talvez a intenção fosse que o incomodo e a tensão do filme se arrastasse, passando essa sensação na carne do telespectador.

Assistam e se preparem para aguentar cenas fortes.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...