A Doce Vida

poster filme a doce vida
título original:La Dolce Vita
gênero:Drama
duração:2 hr 47 min
ano de lançamento: 1960
estúdio: Riama Film / Société Nationale Pathé Cinéma / Pathé Consortium Cinéma / Gray-Film
direção: Federico Fellini
roteiro: Federico Fellini, Ennio Flaiano, Tullio Pinelli e Brunello Rondi
fotografia: Otello Martelli


Marcelo é um jornalista que escreve para um tablóide sensacionalista de fofocas. Seu desejo é voltar a escrever sobre assuntos sérios, mas a necessidade de ganhar dinheiro o impede. Em seu caminho atravessam várias celebridades que vão fazendo parte de seu cotidiano e de sua história.

Uma clara crítica a aristocracia, a elite alienada, a ignorância em pró da fama e do dinheiro. Federico Fellini é muito visual, sua obra está principalmente nas imagens que compõem.

É em A Doce Vida que se encontram dois fatos importantes da história do cinema: a cena de Anita Ekberg dentro da fonte e o personagem Paparazzo que deu nome a profissão homônima.

Sim, é um filme que marcou tempo e ainda dit exemplo na área cinematográfica, o respeito muito como obra de arte. Mas não há Cristo que me faça não achar esse um filme enfadonho. O roteiro é cheio de mini histórias dentro, apenas tendo Marcelo Mastroianni como figura comum, e assim o filme se arrasta, parece que não chegará ao fim tão cedo.

Cada cena conta muito em sua imagem, mas achei cansativo. Vale assistir pelo conjunto da obra, mas tem que estar preparado. E, é lógico, que A Doce Vida está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDB


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...