Rio

poster filme rio
título original:Rio
gênero:Animação
duração:1 hr 36 min
ano de lançamento: 2011
estúdio: Blue Sky Studios | Twentieth Century Fox Animation
direção: Carlos Saldanha
roteiro: Don Rhymer, Joshua Sternin, Jeffrey Ventimilia e Sam Harper, baseado em história de Carlos Saldanha, Earl Richey Jones e Todd Jones
fotografia: Renato Falcão
direção de arte: Joan Cabot, Peter Chan e Rachel Tiep-Daniels


Blu é uma arara azul que foi parar em Minnesota depois de um contrabando frustrado. Lá ele foi criado por Linda, e ambos viraram muito amigos. Um dia, o biólogo Túlio aparece os convida a vir para o Brasil, para que Blu acasale com a única fêmea remanescente de sua espécie. O problema é que no meio do caminho surge uma quadrilha que os captura e leva para serem vendidos legalmente. Então eles tem de buscar uma maneira de fugir do grupo e retornar a seus lugares de origem.

Tinham me falado que Rio, apesar de feito por um brasileiro, estereotipava muito o país. Eu acho que não, só foi mostrado de uma maneira divertida o pontos mais conhecidos do país lá fora.

Teve gente que me disse: "é ridículo, eles mostram os brasileiros andando com pouca roupa e sambando tempo todo nas ruas". Mas não me contaram que passava no carnaval, então, vamos combinar que é exatamente o que acontece nessa época do ano?

Achei o gráfico lindo, as paisagens do Rio estão super realistas, a trilha super de acordo - não colocando salsa ou coisas do tipo - e tem um pássaro funkeiro que me matou de rir.

Detalhe a parte os pássaros sambando - achei lindo! Principalmente o clipe no final.

Talvez pareça um pouco preconceituoso aparecerem micos como ladrõeszinhos que batem carteira dos turistas, mas como já disse, acho que chega até a ser uma sátira do Carlos Saldanha com o estereótipo que o estrangeiro tem do brasileiro.

Sem dúvida entrou para os meus favoritos na categoria animação. Super recomendo, é um desenho leve, divertido e bonitinho.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...