O Sétimo Selo

poster filme o sétimo selo
título original:Det Sjunde Inseglet
gênero:Drama
duração:1 hr 40 min
ano de lançamento: 1956
estúdio: Svensk Filmindustri
direção: Ingmar Bergman
roteiro: Ingmar Bergman, baseado em peça de Ingmar Bergman
fotografia: Gunnar Fischer


Após anos em Cruzadas, um cavaleiro retorna a seu país e encontra tudo devastado pela peste. Convivendo com tanta tristeza e desgraça, ele começa a perder sua fé e questiona a existência de Deus. A Morte então surge o querendo levar, mas ele a desafia à uma partida de xadrez para ganhar tempo e apostar sua permanência ou não no mundo dos vivos.

Sentia uma necessidade muito grande de assistir O Sétimo Selo, mas estava com um é atrás pela impressão ruim que "Gritos e Sussurros" me causou. O dono da locadora não me animou em nada quando, ao ver que tinha pegado 2 filmes de Ingmar Bergman e um do Fellinni, me disse: "Que isso? Penitência?? Só filme cabeça." Porém, me surpreendi.

Não vou dizer que amei o filme porque estarei mentindo. Mas sem sombra de dúvidas é uma obra-prima. E, sendo assim, está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Papo-cabeça sim. Bem parado ao estilo do diretor sim. E interessante mesmo assim.

A história roda envolta do embate sobre a existência de Deus, Diabo e vida após a morte. Sobre a necessidade das pessoas em se prenderem a uma fé e os efeitos dessa em suas vidas. E, principalmente, como a Morte é um fardo durante toda a existência humana.

Enfim, tem muito o que se debater sobre esse filme e não vou ficar filosofando aqui. O que quero dizer é: aqui temos um filme para pensar e questionar muitas coisas e não aquele roteiro para descansar as idéias, muito pelo contrário, é para colocá-las para trabalhar.

Pode ser cansativo mas é uma obra para ser admirada e apreciada, não somente assistida.

Tudo isso não faz dele um dos meus filmes favoritos, mas pelo menos me serviu para quebrar a implicância com o diretor - talvez o fato de eu estar preparada para assisti-lo me fez digerir melhor a história.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...