Tubarão

poster filme tubarão
título original:Jaws
gênero:Terror
duração:2 hr 3 min
ano de lançamento: 1975
estúdio: Universal Pictures / Zanuck/Brown Productions
direção: Steven Spielberg
roteiro: Carl Gottlieb, baseado em livro de Peter Benchley
fotografia: Bill Butler


Um tubarão branco gigante começa a atacar uma praia e se alimentar dos turistas. O prefeito quer abafar o assunto para que não chegue a mídia, mas o xerife se une a um pescador veterano e um ictiologista para tentar vencer o animal.

Temos aqui um dos maiores diretores da história: Steven Spielberg. Como bom grande diretor, consegue construir uma carreira fortalecida e com alguns pontos marcantes. No caso dele diria que é "E.T - O Extraterrestre", "Contatos Imediatos de Terceiro Grau" e esse filme que vos falo agora - na minha humilde opinião.

Deixemos claro uma coisa: não sou fã dele, simplesmente porque os roteiros que ele desenvolve "não fazem meu tipo" - principalmente sua preferência por sci-fi. Mas não é por isso que deixo de admirar sua contribuição para o cinema mundial.

A maior parte das pessoas, acredito eu, vê Spielberg como um diretor de ficção científica. Aqui temos uma obra que foge disso, mas não deixa de lado o fantasioso.

Como bom filme de terror da década de 70, apesar de ser muito bem produzido paras possibilidades da época, com certeza deve ser considerado trash para os adolescentes de hoje. O personagem do ictologista é que dá o tom mais científico a história.

E o terror, ah o terror! Vemos aí talvez uma leve referência a Alfred Hitchcock, por que não? Aquele pânico tumultuado geral, muito próximo a "Os Pássaros".

Sem esquecer da trilha sonora que é um caso a parte. Você nem precisa ter assistido a esse filme pra saber que se escuta AQUELA música, tem um tubarão por perto. (Que acho bem similar a música principal de "Psicose" também)

Não é dos meus favoritos e não faz muito meu estilo como já disse. se é pra ver suspense/terror prefiro "apelar" para o grande mestre que acabei de citar. Mas sem dúvida alguma é um clássico e está nos anais do cinema, por isso está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer". Vale pelo conhecimento da obra. Ou talvez você se apaixone por esse filme, quem sabe?


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

  1. Gosto muito de tubarão, mas pra mim o melhor dos filmes que vocÊ citou é Contatos Imediatos, mesmo você não gostanto do lado Sci Fi que ele traz, mas gosto muito desse filme.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...