Abril Despedaçado

poster filme abril despedaçado
título original:Abril Despedaçado
gênero:Drama
duração:1 hr 45 min
ano de lançamento: 2001
estúdio: Video Filmes / Haut et Court / Bac Films / Dan Valley Film AG
direção: Walter Salles
roteiro: Walter Salles, Sérgio Machado e Karim Aïnouz, baseado em livro de Ismail Kadará
fotografia: Walter Carvalho
direção de arte: Cássio Amarante


1910, agreste nordestino. Tonho e sua família vivem em uma terra que passa por constante disputa entre eles e outra família que a desejam. Por causa disso alguns assassinatos aconteceram e acabaram se tornando uma constante de vingança entre as duas famílias. Quando Tonho é levado pelo pai a vingar a morte de seu irmão passa a ficar jurado de morte e começa a questionar a existência dessa violência por meio de uma tradição.

Triste, histórico e emocionante. A história não é a mais cheia de falas ou cheia de ações possível, mas é linda. A falta de informação e estudo, o isolamento da sociedade, a tradição (por mais absurda que seja) formam o desenvolvimento dessa história cheia de crítica e ainda contando os costumes de uma época não tão longínqua.

Já a fotografia é um caso a parte. É de encher os olhos. As cenas no balanço, da casa em meio a uma natureza exuberante, da menina rodando na corda, até os closes, parecem estar carregando todos os sentimentos dos personagens.

Vou começar a ligar mais a TV no Canal Brasil viu, achei essa pérola ontem depois da novela e valeu muito a pena. Espero que seja frequente a seleção de filmes dessa qualidade.

Como vi no trailer abaixo: é uma poesia visual.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...