Brazil, o Filme

poster brasil o filme
título original:Brazil
gênero:Ficção Científica
duração:2 hr 11 min
ano de lançamento: 1985
estúdio: Universal Pictures / Embassy International Pictures
direção: John Beard e Keith Pain
roteiro: Terry Gilliam, Charles McKeown e Tom Stoppard
fotografia: Roger Pratt
direção de arte: John Beard e Keith Pain


Em um Estado totalitário e opressivo, onde tudo é controlado por fichas e computadores, além de todos os serviços prestados à comunidade terem de ser pagos, até a estadia em prisões, um cidadão comum se apaixona por uma terrorista que luta contra o sistema.

Antes de qualquer coisa: LEIA "1984" de George Orwell. Não sei se oficialmente esse filme é uma adaptação do livro, mas quem leu vê bem clara a inspiração e homenagem a esse livro maravilhoso.

Psicodélico, surrealista, divertido e engraçado abusando do humor negro, Brasil, O Filme no todo é um caso a parte na história do cinema. É lógico que tinha que estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Me surpreendi ao ver Robert De Niro nesse filme, não faz muito o perfil dele mas nem por isso ele deixa de mandar bem.

O personagem que vive em um mundo padronizado e sem graça passa todo esse trecho da vida sendo registrado em preto e branco. Quando ele conhece seu amor e as aventuras possíveis de serem traçadas as cenas passam a ser coloridas. Seria uma citação a "O Mágico de Oz"?

A trilha é quase todo formulada com música brasileira. Só queria entender a relação entre o nome do nosso país e a história. Se alguém souber me conte.

Detalhe a parte, repararam que o filme, inspirado no livro 1984, foi produzido nesse ano? UI. Até arrepiou. =P


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

  1. Clássico absoluto!

    http://www.cinemaorama.com

    ResponderExcluir
  2. Chama-se Brazil por fazer uma analogia à Ditadura que tivemos durante 21 anos. Embora o Terry Gilliam não tenha deixado isso claro em nenhuma entrevista nem no Making of do filme, dá para perceber na representação do estado que se tem no filme, muito parecido mesmo com 1984. O desaparecimento das pessoas contrárias ao Estado, ou governo; a tortura e a alienação também são pistas. Fora que o filme foi lançado justamente em 1985, ano em que a ditadura acabou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há qualquer relação com a ditadura brasileira, Brazil é porque todo elenco e produção do filme conheciam a música Aquarela do Brasil, mas não a versão de Ary Barroso, sim a
      de S.K. " Bob Russel". Penso que como sendo uma comédia distópica, nada mais adequado que uma trilha sonora com uma sonoridade, vamos dizer, mais latina. Coube muito bem. Lembremos também que Gilliam produziu o Monthy Python, inclusive aproveitou em Brazil o mesmo elenco praticamente.

      Excluir
  3. Não tinha percebido essa analogia. Muito esclarecedor seu comentário! Gostei mais ainda do filme agora! =D

    ResponderExcluir
  4. O professor de História que indicou (na verdade, ele quase nos coagiu a assistir o filme) e explicou isso tudo antes, então ficou fácil. =B

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...