M, O Vampiro De Dusseldorf

poster filme m o vampiro de dusseldorf
(M, 1931)
Direção: Fritz Lang
Roteiro: Thea von Harbou, Fritz Lang
Gênero: Policial/Suspense
Origem: Alemanha
Duração: 111 minutos


Um infanticida deixa a cidade de Dusseldorf na Alemanha em pânico pela onda de terror que ele vem espalhando na região. Como a polícia não consegue encontrá-lo, um grupo de foras-da-lei se une para pegar o assassino. Quando é encontrado, o levam para o tribunal dos criminosos, onde é julgado por ter quebrado as regras do submundo.

Mesmo sendo um Pós-Expressionismo, ainda dá para se perceber uma certa influência da fase nesse filme, como a sombriedade de Nosferatu (o original e não o que comentei aqui). A dramatização é de deixar os cabelos em pé de medo, além da iluminação aterrorizante. Destaque para o ator principal, Peter Lorre, originário do teatro que era conhecido por seus grandes olhos que dão um tom muito mais psicótico ao personagem.

Destaque para a mensagem enviada aos grupos nazistas que começavama a nascer naquela época mostrando bem o clima de terror que se espalhava; e a música que ele assovia durante quase todo o filme deixando até os cabelinhos da sobrancelha arrepiados - um trecho da ópera “Peer Gynt”, de Edvard Grieg, com certeza você já ouviu em algum lugar e vai ficar com ela na cabeça por alguns dias.

É um clássico que com certeza serviu de diretriz para muitos outros filmes de terror que ainda estavam por vir. Um dos que endosso por estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...