2001 - Uma Odisséia No Espaço

poster filme 2001 uma odisséia no espaço
título original:A Space Odissey
gênero:Ficção Científica
duração:02 hs 29 min
ano de lançamento:1968
estúdio:MGM / Polaris
direção: Stanley Kubrick
roteiro:Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke
fotografia:Geoffrey Unsworth e John Alcott
direção de arte:John Hoesli


Na pré-história um monolito negro surge emitindo sinais de outra civilização que estaria interferindo em nosso mundo.Passando dessa fase para milhões de anos à frente com uma das cenas mais clássicas do cinema - o osso tacado para cima que vira uma espaçonave, lembra? - astronatutas surgem estudando exatamente o que seria aquele monolito em uma nave controlada pelo computador HAL 9000. Porém, após um pane o computador passa a matar os tripulantes na intenção de dominar a nave.

Já deixei bem claro no post de "Metrópolis" que não gosto do gênero sci-fi, então isso já me dificulta muito em gostar de assistir um filme como esse, se pegarmos pelo lado de como o filme é parado e lento, bem aí as chances de eu gostar são menores ainda.

PORÉM, assisti 2001 - Uma Odisséia No Espaço por ser um clássico e por querer entender porque ele tem toda essa fama. Primeiro ele foi feito com a ajuda de cientistas para que não houvessem foras comuns ao gênero, como barulhos de explosão no vácuo; segundo as imagens e técnicas são brilhantes até em frente aos olhos nascidos já no século XXI, e por último a trilha sonora é um clássico a parte - talvez a única coisa que dê mais animação ao filme.

MAS mesmos os amantes do filme não podem dizer que é um filme fácil de entender pois não é. Ele é difícil de ser digerido, extremamente lento e não é fácil ficar vendo luzes piscando por mais de uma hora seguida.

Sim, eu consigo ver todas as originalidades e maravilhas que esse filme tem, mas não faz meu tipo, simples assim. Só veja se você quer conhecer os clássicos e AMA sci-fi. Ainda assim, concordo com sua obrigatoriedade entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...