O homem que matou facínora

poster filme o homem que matou facínora
título original: The Man Who Shot Liberty Valance
Direção: John Ford
Roteiro: James Warner Bellah, Willis Goldbeck, Dorothy M. Johnson
Gênero: Faroeste 
Ano: 1962
Origem: Estados Unidos
Duração: 123 minutos
Tipo: Longa-metragem


Um rapaz é assaltado durate a viagem, chega a um vilarejo e o bandido é o terror da população. Ele e o valentão da cidade dividem o amor da mocinha. Ambos querem acabar com o vilão, porém um através da lei e o outro através da violência. A história por si só, sem localização de tempo e região, já diz o gênero: Faroeste.

Eu diria que pode ser considerado o gênero que representa o "conto de fadas" do século XX; personagens bem marcados: o rapaz de tão bom beira a pura inocência, o vilão tão mal que faz tudo sem nem ter justificativa, a mocinha super meiga e prendada.

Prende a atenção, tem piadas prontas, e pode ser uma boa diversão para quem não está afim de papo cabeça. Um clássico dentro do gênero que garantiu seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


Classificação: BOM


Poster e Ficha técnica: IMDb

Comentários

  1. Oi Nat, muito bem a sua escolha por este filme. John Ford é um diretor ímpar no cinema mundial, uma espécie de Spilberg dos anos 40. Fez do Western o seu estilo, foi veterano de guerra e encontrou seu duplo perfeito: John Wayne. Imagine a seguinte cena; durante um set de filmagens, um baixinho carrancudo ditando a um a cara com aparencia de poste como se empostar verdadeiramente como um cowboy... esse foi John Ford, talvez mais importante que o próprio Wayne. Viva o cinema que nos deu esses jóias.

    ResponderExcluir
  2. nunk assisti mas pelo jeito q vc falou parece ser mto interessante!!!vou procurar aki pra eu assistir =]

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...