Um cão andaluz

poster filme um cão andaluz
Título original: Un Chien Andalou
Gêneros: Fantasia
Tempo: 40min
Ano: 1929
Direção:Luis Buñuel
Roteiro:Luis Buñuel, Salvador Dalí


O que dizer sobre essa obra-prima? Bem, sinopse não terá pois não tem como, afinal a história é totalmente surrealista. Também não queira assistir esse filme em um momento em que pretende relaxar e descansar a cabeça; esse curta é impactante demais e necessita de um máximo de atenção para que seja apreciado da melhor maneira.

Odeio comentários sobre filmes que acabam tendo spoilers, mas nesse não há como, ainda mais por ter de falar de uma das cenas mais famosas do cinema: o olho da moça sendo cortado. Na verdade é um olho de cabra, mas na aflição do momento quase não há de se perceber que aquele definitivamente não é um olho humano.

Muitas pessoas podem "enxergar" nesse filme críticas as instituições, as comunidades, à sociedade. Diria até que vi em alguns momentos, mas como li em comentário do próprio Luis Buñuel sobre esse filme, não há o que se entender desse filme, o processo de criação dele e Dali foi incrível - o que vinha na cabeça eles colocavam no roteiro, é surrealismo e ponto. Surpreendente e sensacional. Óbvio que está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


Classificação: MARAVILHOSO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...